domingo, 23 de outubro de 2016

QUADRADOS DE LIMÃO





Quem for fã de sabores cítricos, vai, certamente, querer experimentar e repetir esta receita. Eu que me considero uma chocólatra e que sou incapaz de trocar uma sobremesa de chocolate por outro doce, abro a exceção para estes quadrados de limão.

São um misto de tarte e de bolo, pela sua textura húmida e ligeiramente quebradiça.




Na primavera, experimentem colocar um morango por cima de cada fatia, no verão, uma rodela de figo e no inverno, simples, a acompanhar o café ou o chá.




Esta receita tem apenas um senão: a dose é demasiado pequena. Mas como para tudo há uma solução, basta duplicar as quantidades da receita. Nada de receios, pois estes quadrados ficam ótimos no dia seguinte (caso sobre alguma coisa, obviamente).

Estes quadrados devem ficar igualmente bons com laranja, em vez de limão. Fica aqui a sugestão.




RECEITA (para 16 quadrados)

Ingredientes:

100g de farinha para uso culinário
35g de açúcar em pó (e um pouco mais para polvilhar)
75g de manteiga sem sal
Camada de limão:
3 ovos grandes
275g de açúcar branco
raspa de 1 limão
150ml de sumo de limão (3 a 4 limões)
50g de farinha para uso culinário, peneirada

Preparação:

Aquecer previamente o forno à temperatura de 180ºC.

Começar por preparar o tabuleiro. Colocar 1 folha de papel vegetal no tabuleiro.
Colocar a farinha, o açúcar em pó e a manteiga na batedeira (ou bater à mão) e mexer até obter uma mistura com a consistência de pão ralado. Deitar esta mistura no tabuleiro já preparado e comprimir firmemente com a base de um copo, para obter uma camada uniforme. Fazer alguns furos com os dentes de um garfo. Levar ao forno previamente aquecido, durante 12 a 15 minutos ou até o bolo ficar um pouco dourado. Reduzir a temperatura do forno para 150ºC.

Para preparar a camada de limão, bater, durante cerca de 1 minuto, os ovos, o açúcar e a raspa da casca de limão na batedeira elétrica. Sem desligar a batedeira, adicionar o sumo de limão e a farinha, continuando a bater para ligar os ingredientes.

Deitar esta mistura em cima da da base, já cozida. Levar ao forno durante 45 minutos, no final dos quais a camada de limão estará cozida e com a superfície ligeiramente quebradiça.

Deixar arrefecer, cortar em quadrados e polvilhar com açúcar em pó.

Opção: colocar uma rodela de figo ou um morango por cima de cada quadrado.



Receita retirada do livro Weekend Baking, Sarah Randell

2 comentários:

  1. Eu amo chocolate. Mas acho que o limão e a lima conseguem chegar lá muito, muito perto. Este vou ter de experimentar fazer qualquer dia! Parece-me tão bem!!! Beijinho
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente. O limão e a lima ocupam o segundo lugar nas minhas preferências. Quando experimentares, conta como correu. Beijinho

      Eliminar