quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MASSA COM OVO ESCALFADO E CEBOLINHO




Refeição rápida, fácil e saudável. Se todas fossem assim…

A ideia surgiu numa semana de cansaço, com pouca vontade de cozinhar e sem ideias excecionais. Como o resultou me agradou, decidi fotografar e partilhar aqui.

Se quiserem preencher mais o prato, basta adicionar ervilhas, tomate ou salmão fumado. O cebolinho e o queijo Parmesão conferem, a este prato, um sabor mais intenso. Evito os molhos nas massas (embora adore) e opto pelas ervas aromáticas e o queijo Parmesão, definitivamente o meu favorito para acompanhar pratos de massa deste género.

Por aqui, o esparguete é a massa eleita para as refeições de última hora. Vou variando e utilizo, quer o esparguete simples, quer o integral ou outros com sabores. Hoje em dia há muitas opções por onde escolher.




Nesta receita, os ovos escalfados ficariam bem melhor mais encruados e com a gema a escorrer pela massa, mas há que atender aos gostos da criança cá de casa.

Quanto ao segredo para os ovos não ficaram com péssimo aspeto, basta seguir os truques do Jamie Oliver: cortar 2 retângulos grandes de película aderente e cobrir uma tigela, pincelá-los com azeite, colocar o ovo, temperar com sal e pimenta e fechar a película com um nó, como se de um saco se tratasse. Depois basta colocar em água a ferver e cozinhar durante cerca de 4 minutos. Basta verificar se a clara já está branca.




RECEITA

Ingredientes:

4 ovos
500g de esparguete
500g de espinafres cozidos e escorridos
100g de queijo Parmesão em lascas
cebolinho q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho com água a ferver, escaldar os ovos durante cerca de 4 minutos. Em simultâneo, cozinhar o esparguete em água e sal. Cortar o cebolinho em pedaços. Depois do esparguete cozido, escorrê-lo e adicionar azeite a gosto.
Servir a massa, com os espinafres previamente cozidos, os ovos escalfados, o cebolinho e as raspas de Parmesão.

Acompanhe com uma salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário