segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CHIFFON DE LARANJA COM SEMENTES DE PAPOILA





Há uns dias, a C. comentou cá em casa que uma das amigas tinha feito um bolo sozinha. Combinámos que, em breve, também faria um bolo, mas sem robô de cozinha.

A chegada do Dia dos Bruxas foi o pretexto para cozinhar. Pensei, inicialmente, num bolo de abóbora, mas não a convenci. Obviamente que tinha de fazer algo que pudesse provar e aprovar depois. Posto o chocolate de parte, lembrámo-nos de um bolo de laranja, com cobertura de chocolate, para que os tons não fugissem ao tema.




O bolo foi todo feito à mão, à exceção das claras em castelo. Expliquei-lhe que foi assim que aprendi com a avó e bisavó. À medida que lhe ia explicando como os ingredientes deviam ser batidos, misturados ou envolvidos e a importância de não retirar o ar das claras, perguntava-me se tinha feito algum curso de culinária. Expliquei-lhe que, desde sempre, cozinhei bolos com a minha mãe e avó e sempre adorámos livros e revistas de culinária. Os cadernos de receitas sempre foram tratados como uma relíquia para que passem de geração em geração. Há sempre um segredo associado às várias receitas de cada família.






Quando lhe mostrei a receita do bolo de laranja que a avó costuma fazer, telefonou-lhe a pedir dicas e tirou algumas dúvidas. Afinal, a comida da avó é sempre a melhor.

Como este bolo é medido em chávenas, aproveitei dei-lhe uma aula de matemática.

Embora já estivesse cansada de mexer a massa, expliquei-lhe que os bolos têm de ser feitos sem pressa e com muito carinho para que saiam sempre bem. Não falhou. Ficou delicioso! Adicionámos algumas sementes de papoila e, no fim, ganache de chocolate a cobrir este bundt cake. Para nós, é o melhor bolo de laranja. Um chiffon tão leve e fofo. Vai fazer parte da lista de cupcakes para encomenda.

A decoração para o Dia das Bruxas foi o complemento final e foi alegria total.

2 comentários: