quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

GRANOLA DE CACAU





Como já tinha referido aqui, sempre que posso, gosto de me mimar e aos meus, com pequenos-almoços mais prolongados ao fim de semana. Afinal, a vida não é só bolos…

Dado a elevada quantidade de açúcar na maioria das embalagens de granola, decidi experimentar receitas, utilizando mel biológico e óleo de coco. Não que considere a granola uma alternativa saudável, mas, sendo caseira, consigo gerir os ingredientes que utilizo na confeção da mesma. Por norma opto por adicionar granola a um iogurte natural grego, light ou outro de género. Recentemente descobri os iogurtes cremosos da Adagio, dos quais fiquei fã. Adiciono fruta e acompanho tudo com uma fatia de pão. Viciantes, estes pequenos-almoços de fim de semana, especiais.





A receita que partilho aqui é adaptada do blogue Compassionate Cuisine e é a minha granola de cacau favorita. Vou variando os frutos secos, conforme o que tenho em casa. Conservada em frascos herméticos, é, também, uma forma original de presente de Natal. Basta colocar uma fita bonita e umas etiquetas que até podem personalizar.





Aqui fica a receita:

Ingredientes:

50g de óleo de coco
¼ chávena de cacau em pó
½ chávena de mel
3 chávenas (270g) de aveia em flocos
60g de amêndoas, picadas grosseiramente
60g de nozes, picadas grosseiramente
½ chávena (45g) de coco ralado


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Aquecer o óleo de coco, numa panela, em lume brando. Adicionar o cacau e o mel. Deixar cozinhar, até o cacau ficar dissolvido.
Numa tigela à parte, misturar a aveia, amêndoas e nozes. Juntar o cacau e envolver bem.

Colocar a mistura num tabuleiro, forrado com papel vegetal, distribuindo a granola, de forma uniforme. Levar a granola ao forno, durante aproximadamente 40 minutos. Durante este tempo, mexer a granola duas a três vezes para não tostar demasiado. Deixar arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário