quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

CRUMBLE DE MAÇÃ E FRAMBOESAS





A seguir ao bacalhau e ao polvo, antes de chegarem as rabanadas, sonhos e bolo rei, ainda há espaço para umas sobremesas mais frescas, a seguir à refeição.

Na minha família, somos quase todos adoradores de chocolate, crianças e adultos. Por isso, a típica mousse e salame de chocolate não podem faltar. A pavlova com frutos vermelhos também tem imensos adeptos e parece que já tem lugar marcado no dia de Natal.

Para quem adora frutos e vermelhos e maçã, esta é a sobremesa perfeita, além de ser pouco doce, bem ao meu gosto. No que toca a tartes, as de maçã são as minhas favoritas e o cheiro que invade a cozinha é qualquer coisa. Assim, para fugir ao tradicional crumble de maçã, embora continue a ser o meu favorito, experimentei juntar umas framboesas frescas. Também podem utilizar frutos vermelhos congelados, se preferirem.

Este crumble, além de combinar perfeitamente com os tons natalícios, é perfeito para desenjoar, quando já chegámos à fase em que nos apetece comer um doce, mas não queremos nada de muito enjoativo.





Aqui fica a receita:

RECEITA

Ingredientes:

Para a base
5 maçãs grandes
125 g de framboesas frescas
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
vinho do Porto a gosto
2 c. de sopa de margarina vegetal
1 col. chá de canela em pó

Para o crumble
100g de margarina vegetal amolecida
80g de açúcar amarelo
150g de farinha de aveia ou integral

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Para preparar a base de fruta, saltear a maçã, cortada em cubos, com a margarina e o açúcar. Adicionar a canela e o vinho do Porto e deixar cozinhar durante 5 minutos.

Espalhar a base de fruta numa tarteira ou travessa e colocar por cima as framboesas.
Para preparar o crumble, numa tigela, misturar a farinha, a manteiga e o açúcar. Trabalhar a mistura com os dedos até obter uma textura areada.

Colocar esta mistura (o crumble) por cima da base de fruta e levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

Nota: esta receita é pouco doce, pelo que combina muito bem com uma bola de gelado de baunilha.



Sem comentários:

Enviar um comentário