terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

RECEITA DE CREPES COM AVEIA




Pretextos para comer “gordices” não faltam cá por casa e dia de terça-feira gorda pede um post dedicado a panquecas ou crepes. Desde que comecei a fazer panquecas, os crepes têm ficado para trás, sem motivo algum, pois gosto de ambos. Resolvi, então, adaptar uma receita antiga que tenho desde os tempos de estudante e fazer uma versão mais saudável, com farinha de aveia.

A tradição diz que é suposto jejuar durante a Quaresma e hoje comer algo gordo. Não me parece que vá cumprir a primeira parte da tradição, confesso, mas o dia de hoje não podia falhar;)

Nada de extremismos e um doce de vez em quando não faz mal a ninguém. De qualquer modo, podem fazer uma versão guilty free destes crepes e acompanhar com algo de salgado ou até mesmo legumes. Eu optei por fruta e doce de frutos vermelhos, sem açúcar. Até que não me portei mal…






Aqui fica a receita para 5 a 6 crepes:

Ingredientes:

100g de farinha de aveia
1 pitada de sal
2 ovos
2dl de leite, bebida de amêndoa ou outra
25g de manteiga vegetal

Preparação:

Peneirar a farinha, com o sal misturado, para dentro de um recipiente.
Abrir uma cavidade ao meio e colocar os ovos. Juntar um pouco de leite.
Com uma vara de arames, misturar os ingredientes, de modo a obter um preparado liso. Juntar o restante leite, aos poucos.
Tapar o recipiente, com película aderente, e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Entretanto derreter a manteiga e deixar arrefecer. Findo o tempo de repouso, juntá-la à massa dos crepes.
Untar uma frigideira e cozinhar os crepes até ficarem dourados.


Nota: se estiverem com pressa e se tiverem os ovos e o leite a uma temperatura fria, podem saltar a parte do repouso da massa.


domingo, 26 de fevereiro de 2017

MINI CAKE DE LIMÃO





Celebração de um aniversário e um minibolo de limão, com curd de limão. Os limoeiros estão em alta e um recheio com este creme de limão pareceu-me perfeito fazer uso dos limões que andavam cá por casa. Com muita pena minha, acabaram e, sempre que olho para os limoeiros carregados, começo, de imediato, a imaginar este creme. Não quer dizer que passe a vida a pensar em doces. Aliás, antes do aniversário da minha mãe, andei a fazer umas semanas sugarless. E acreditem que não foi nada fácil viver vários dias consecutivos sem as minhas tabletes de chocolate. Mas consegui:)

Este creme é uma tripla perdição, porque, além de ser a minha opção favorita de recheio, a seguir ao chocolate, pode-se utilizar como recheio de scones e, a parte pior, comer às colheradas, diretamente do frasco. Por isso mesmo, quando sobra, guardo-o no congelador, para não cair em tentação.

Para a decoração (o meu momento favorito), sendo um mini cake, optei por uma decoração rústica, em tons suaves. Ficou com um aspeto muito clean e romântico, ao encontro do gosto da aniversariante.







domingo, 19 de fevereiro de 2017

PARABÉNS, MÃE!





Bolo de aniversário da mãe pedia uma receita e uma decoração mais do que especiais. A data de aniversário já tinha sido comemorada, mas apenas no fim de semana conseguimos juntar a família toda. E como não há ninguém que dispense o chocolate, testei uma receita de bolo de cacau da qual ficámos todos fãs. Um bolo com um sabor forte e uma textura húmida que acaba de entrar para o meu top 10 de bolos de chocolate. Embora as crianças não dispensem o salame de chocolate da avó, todas adoraram o bolo.

Para a decoração, já há muito que tinha idealizado umas rosas de tom fúchsia. A pior parte foi mesmo encontrá-las. A semana passou a correr e, com o trabalho, já não consegui passar no mercado, nem tão pouco na florista para encomendar flores. Sei que iria ficar desiludida comigo própria se não concebesse o bolo que tinha idealizado e não descansei enquanto não encontrei o que pretendia. Afinal, tratava-se do bolo para a minha mãe e um bolo destes pede carinho a dobrar e uma decoração que seja a cara das mães. O resultado ficou tal e qual como tinha imaginado.

Almoço em família, conversa entre adultos em dia e crianças a brincar, felizes. Não abdico destes momentos e, por isso, as fotografias do interior do bolo não estão famosas, mas recuso-me a abandonar a mesa para tirar melhores fotografias. Até porque gosto sempre de testemunhar o momento em que a receita é testada;)

A mãe adorou e isto vale mais que qualquer bolo ou fotografia. No próximo ano, cá estaremos, com o mesmo carinho, a celebrar este dia. Parabéns, mãe!




   


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

APAIXONADA...





Uns são incapazes de perdoar o esquecimento de uma data, outros fazem questão de um mimo ao vivo e a cores, mas a verdade é que, mesmo que não queiramos, o comércio relembra-nos sempre esta dia. Pessoalmente nunca dei importância ao Dia de S. Valentim, mas tenho de admitir que gosto de uma boa surpresa. Quem não gosta? O trabalho e os problemas, por vezes, fazem de nós robots, mas a verdade é que o Amor faz girar o mundo. Lamechices à parte, todos nós temos de nos apaixonar por algo ou alguém para que a vida faça sentido. Não vou aqui falar no cliché de que, para gostar dos outros, é preciso gostar de nós próprios primeiro. Mas, sim, descubram algo que vos faça feliz e lutem por isso ou por esse alguém.

Comecem por se mimar e proporcionem aos outros momentos que os façam sorrir. Na minha lista de coisas que me fazem bem à alma está a cozinha ligada à estética (pois claro, porque aquela coisa de ter de pensar no jantar de todos os dias ninguém gosta). Foi esta paixão que me fez criar um cenário romântico. O bolo foi um mimo para a minha mãe que fez anos. Fiz um red velvet. Tem a cor do amor, dizem, mas eu achei que flores e um bolo são um clássico no que toca a demonstrações de carinho. Ainda falta a festa com a família completa, mas, até lá, apaixonem-se! 








quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LOVE IS IN THE AIR





Embora nunca tenha dado especial importância ao Dia dos Namorados, foi este o tema da decoração deste bolo. Independentemente de quererem celebrar esta data ou não, ninguém resiste a uma surpresa. Para festejar algo, basta assim o desejar e o efeito surpresa, com tudo o que tem de natural, vale mais que muitas datas com aviso prévio no calendário.

Com ou sem data específica, já aqui disse que gosto de mimar os meus e muitas das minhas manhãs de fim de semana são para esse fim. Com um bolo, com umas panquecas, umas flores ou qualquer outro pormenor que vos faça e faça os outros felizes. Quando fazemos algo com carinho, não há quem resista, certo?

E para um dia romântico, o chocolate não podia faltar, nem que seja para rematar uma refeição especial ou porque sim. Este é um bolo de chocolate húmido, com cheese cream de framboesa. Experimentem com um pouco de champanhe e celebrem o que vos apetecer, com quem merece os vossos mimos. Digam lá se não é uma excelente forma de dar e receber amor. 




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PANQUECAS SAUDÁVEIS




Embora já optasse por fazer panquecas com aveia e iogurte, na tentativa de uma opção mais saudável, ter de adicionar açúcar, logo ao pequeno almoço, não me agrada muito. É claro que dias não são dias e quando escrevi, há uns tempos, que estas panquecas eram as minhas favoritas, efetivamente continuam a ser as top 1 cá de casa.

A receita que partilho neste post, além de ser guilty free, prepara-se num ápice. Quem tiver robot de cozinha, então só terá mesmo de ser paciente para esperar pelo tempo de confeção na frigideira.

Esta versão de panquecas fica lindamente com mel (passa a ser uma opção calórica, eu sei) ou com doces de frutos vermelhos. Normalmente costumo comprar os que não têm adição de açúcar. É claro que o iogurte e a fruta também são excelentes opções.

Aqui fica mais uma versão de panquecas para experimentarem.




RECEITA

Ingredientes (para 7/8 panquecas):

8 col. sopa de flocos de aveia
2 bananas
2 ovos
2 col. sopa de leite (sem lactose ou outro)
canela q.b.

Preparação:

Triturar os flocos de aveia até obter farinha. De seguida, adicionar os restantes ingredientes e triturar bem.

Colocar a massa numa frigideira, untada com óleo de coco, e deixar dourar dos dois lados.