terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

RECEITA DE CREPES COM AVEIA




Pretextos para comer “gordices” não faltam cá por casa e dia de terça-feira gorda pede um post dedicado a panquecas ou crepes. Desde que comecei a fazer panquecas, os crepes têm ficado para trás, sem motivo algum, pois gosto de ambos. Resolvi, então, adaptar uma receita antiga que tenho desde os tempos de estudante e fazer uma versão mais saudável, com farinha de aveia.

A tradição diz que é suposto jejuar durante a Quaresma e hoje comer algo gordo. Não me parece que vá cumprir a primeira parte da tradição, confesso, mas o dia de hoje não podia falhar;)

Nada de extremismos e um doce de vez em quando não faz mal a ninguém. De qualquer modo, podem fazer uma versão guilty free destes crepes e acompanhar com algo de salgado ou até mesmo legumes. Eu optei por fruta e doce de frutos vermelhos, sem açúcar. Até que não me portei mal…






Aqui fica a receita para 5 a 6 crepes:

Ingredientes:

100g de farinha de aveia
1 pitada de sal
2 ovos
2dl de leite, bebida de amêndoa ou outra
25g de manteiga vegetal

Preparação:

Peneirar a farinha, com o sal misturado, para dentro de um recipiente.
Abrir uma cavidade ao meio e colocar os ovos. Juntar um pouco de leite.
Com uma vara de arames, misturar os ingredientes, de modo a obter um preparado liso. Juntar o restante leite, aos poucos.
Tapar o recipiente, com película aderente, e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Entretanto derreter a manteiga e deixar arrefecer. Findo o tempo de repouso, juntá-la à massa dos crepes.
Untar uma frigideira e cozinhar os crepes até ficarem dourados.


Nota: se estiverem com pressa e se tiverem os ovos e o leite a uma temperatura fria, podem saltar a parte do repouso da massa.


2 comentários:

  1. Parece-me tão bem!!! Eu costumo fazer umas panquecas de flocos de aveia com ovo batido e banana esmagadinha. Passadas em óleo de coco. Não ficam lindas, mas são deliciosas, com ou sem canela por cima!

    ResponderEliminar
  2. Experimenta a receita de panquecas que está no blogue. Além de saudáveis (não têm açúcar), ficam bonitas e até as crianças adoram:)

    ResponderEliminar