terça-feira, 31 de janeiro de 2017

RECEITA DE BOLO DE MAÇÃ




Entre jantares com amigos, panquecas de domingo e almoço para preparar, ainda houve tempo para fazer este bolo de maçã. Forno ligado, com batatas doces recheadas a cozinhar, e a fruteira cheia de maçãs a chamar por mim.

Lembrei-me que ainda não tinha experimentado a receita de um bolo de maçã, partilhada por uma amiga. Se há cheiros e sabores que não dispenso são a maçã e a canela, especialmente no inverno, em tardes de chuva. Só tenho pena de não poder guardar o cheirinho por mais tempo. A cozinha torna-se tão mais confortável!

Já experimentei inúmeras receitas de bolo de maçã e não consigo eleger a melhor. Gosto de todas, tartes de maçã incluídas. Por vezes junto nozes ao bolo, mas desta vez fiquei-me pela canela e pelo vinho do Porto. A combinação perfeita, pelos menos para mim. Lembro-me, quando ainda vivia em casa dos meus pais, de pedir à minha mãe que fizesse um bolo de maçã par acompanhar as tardes de estudo.

Esta receita foi feita com açúcar amarelo, uma versão “mais saudável” (é só para me enganar…), pelo que resultou num bolo mais denso, perfeito para o chá. Para quem quiser um bolo mais alto e fofo, terá de optar pelo açúcar branco.

No final, basta compor a mesa com uns pratos alegres e umas flores bonitas para dar cor a estes dias cinzentos.







RECEITA

Ingredientes:

4 maçãs
canela q.b.
6 ovos
240g de açúcar (usei amarelo)
2 col. de sobremesa de óleo de coco
1 cálice de vinho do Porto
250g de farinha
1 col. de café de fermento em pó

Preparação:

Bater as gemas de ovos com o açúcar, adicionar o óleo de coco, o vinho do Porto e a canela.
Misturar a farinha e o fermento peneirados e, por fim, envolver cuidadosamente as claras batidas em castelo.
Cortar as maçãs em gomos e polvilhá-las com canela.

Pincelar uma forma com manteiga vegetal, colocar camadas alternadas de maçã e massa de bolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário