domingo, 14 de agosto de 2016

TARTE FRESCA DE AMORAS



Num dos últimos passeios por um mercado da zona oeste, as amoras piscaram-me os olhos. A vendedora deve-se ter apercebido e pôs-me à vontade para prová-las. Adoro comerciantes assim! Só podiam ser as melhores amoras que provei até hoje.

De tamanho bem maior do que as que estou habituada a comprar e muito mais doces, transportei-as com todo o cuidado durante a viagem, não fossem chegar a casa, em sumo.
Não apenas aguentaram a viagem, como continuaram em excelente estado durante vários dias. Nada comparado com o que compramos nas grandes superfícies.

Felizmente também já arranjei alternativa a estes espaços comerciais, bem perto de casa e com fruta de qualidade bastante superior.




Voltando às amoras e devo dizer que, depois de provar estas, em particular, fiquei fã deste fruto. Até aqui gostava de prová-las, misturadas com outros frutos vermelhos ou usá-las como decoração. Como já devem ter reparado, são uma presença constante em muitos dos meus bolos.

Além de me ter regalado, ao pequeno-almoço, com estas amoras, ao natural, é claro que não podia deixar de fazer um docinho. Como o verão tem estado ao rubro, a vontade de ligar o forno não é nenhuma e, como tal, decidi render-me à tendência desta altura do ano e fazer uma tarte que não precisa de ir ao forno. E, por sinal, bastante fresquinha, comme il faut.




Mais uma vez, inventei um pouco. O pior é que tenho o péssimo hábito de não anotar aquilo que invento e para escrever este post tive de puxar pela cabeça, para ver se me lembrava como fiz esta tarte.


Para quem pretende uma alternativa mais saudável, pode fazer apenas o recheio de Mascarpone e iogurte grego, colocar em copinhos de iogurte, de vidro, e têm uma mousse de amoras. Agrada-vos?




RECEITA

Ingredientes:

Para a base:
200 g de bolachas digestivas (usei de uma marca com menos gordura)
100g de manteiga

Para o recheio:
1 embalagem de queijo Mascarpone
1 iogurte grego natural (usei magro)
50g de açucar em pó
50g de amoras
amoras q.b. para a decoração

Preparação:

Triturar a bolacha com a ajuda da picadora, adicionar a manteiga amolecida. Misturar os dois ingredientes com as mãos, de modo a que fique unida, para poder forrar a base de uma tarte.

Para alisar a base da tarte na tarteira, utilize um copo para calcar a massa e para que fique uniforme, no fundo e nas laterais.

Se quiser que se mantenha unida, leve esta base ao forno, a 150ºC, durante 10 minutos ou até que fique ligeiramente tostada. Neste caso, deixe arrefecer antes de colocar o recheio.

Para preparar o recheio, misture o queijo Mascarpone com o iogurte e adicione o açúcar peneirado.

À parte triture as amoras, com a ajuda da picadora, tendo o cuidado de deixar alguns pedaços inteiros. Misture este puré com o queijo e envolva tudo.

Recheie a tarte com este creme e leve ao frigorífico durante 3 horas.

Decore a tarte com amoras, a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário