terça-feira, 12 de julho de 2016

TRIPLO BOLO DE CHOCOLATE





Tenho andado um pouco afastada da blogosfera, por motivos de trabalho, e fico sem muito tempo para passar por aqui. De qualquer modo, vou sempre mantendo atualizadas as redes sociais (Facebook e Instagram).

Não podia, obviamente, perder a oportunidade de partilhar as fotografias de mais um bolo de chocolate. Chego à conclusão de que há muitas pessoas a perder a cabeça por um bolo de chocolate. Quando pergunto qual o bolo que pretendem (de baunilha, laranja, morango...), o eleito é quase sempre o de chocolate.


Este bolo é para quem quer ter direito a tudo: bolo de chocolate, recheio de chocolate e cobertura de chocolate. Perfeito! Dei-lhe o nome de triplo bolo de chocolate, pois parece-me que o número três é sinónimo da perfeição ou, pelo menos, o algarismo das três virtudes.


Adoro a textura suave e fofa da massa, pouco doce (já sabem que corto sempre na quantidade de açúcar), a contrastar com a ganache de chocolate, macia, e com o sabor intenso do chocolate negro.

Quem o provou, diz que era capaz de comer o bolo inteiro, o que, para mim, representa um elogio e, simultaneamente, o aviso de que a quantidade de açúcar é a desejável.

Já perdi a conta da quantidade de receitas de bolos de chocolate que testei e, definitivamente, esta textura de bolo fofo e leve, para fazer o trio com este tipo de recheio e cobertura, é a ideal.

Também adoro a massa de bolos mais pesada (do género dos petit gateaux ou dos brownies), mas para acompanhar com uma bola de gelado ou com fruta. Concordam?

Bom, o importante é que seja um bolo de chocolate, cuja textura esteja em harmonia com o respetivo creme. Dispenso os bolos com sabor a conservantes ou os bolos demasiado doces, embebidos em refrigerantes ou licores doces. Fico com a sensação de que estou a contribuir para o aparecimento da diabetes (o efeito psicológico, sem dúvida).


Até a marca da tablete do chocolate negro que utilizo tem influência no sabor. Não vou aqui fazer referências a marcas, mas há três que são as minhas eleitas. No que toca a mousses de chocolate, a marca resume-se a uma e mais nenhuma.



Como veem, não resisto ao chocolate, no entanto, não me contento com qualquer bolo ou tablete.


Este post já vai longo e ainda não falei da decoração deste bolo. Destinada a um público jovem, optei pelo negro do chocolate, com os apontamentos de azul nas bandeirolas. Gostaram?


Sem comentários:

Enviar um comentário