domingo, 12 de junho de 2016

QUICHE SEM NATAS - UMA VERSÃO LIGHT





E porque finalmente fomos presenteados com tempo de verão, uma quiche ou tarte salgada é sempre uma opção para levar para casa de amigos, para uma entrada, para um piquenique ou simplesmente porque não vamos ter tempo de cozinhar durante a semana. E por que não comer o mesmo 3 vezes, só para não termos de pensar em refeições?

Até as crianças gostam de uma quiche de frango ou de fiambre.

O recheio fica ao gosto e criatividade de cada um e a base de massa quebrada, pode ser de compra ou feita na Bimby (opção mais saudável).

Pessoalmente, as minhas quiches favoritas são as de espinafres e cogumelos frescos ou de atum e alho francês e gosto de acompanhar com uma salada de beterraba, rúcula e nozes.

Numa tentativa de uma versão mais light, adaptei a receita original da quiche Lorraine.





Assim, em vez das natas, coloco leite magro ou de soja e queijo ralado magro. Também já experimentei com natas de soja light, mas pessoalmente prefiro a primeira opção.

Para quem gosta de sabores mais intensos, pode experimentar com queijo da ilha dos Açores.

E vocês, qual a vossa quiche favorita? Enviem fotografias.


RECEITA

Ingredientes:

- massa quebrada
- 3 ovos
- leite q.b. (dependendo do tamanho da tarteira)
- 1 pacote de 90g de queijo ralado Emmental ou outro
- 1 pacote de espinafres frescos ou congelados
- 1 embalagem de cogumelos laminados frescos
- cebola q.b.
- azeite q.b.
- pimenta q.b.
- sal q.b.

Preparação:

Forrar uma tarteira com a massa quebrada e picá-la com um garfo, no fundo e nas laterais, para a massa não inchar demasiado.

Entretanto, prepara-se o recheio: depois dos espinafres previamente cozidos e escorridos, salteá-los em azeite e cebola picada. Adicionar sal e pimenta a gosto.
Colocar o recheio na tarteira forrada.

À parte, bater os ovos, com sal a gosto, adicionar leite e bater mais um pouco. Verter esta mistura na tarteira. Adicionar leite até ao limite da tarteira e, por fim, espalhar o queijo ralado.


Colocar no forno, a 200ºC, durante 45m ou até a quiche ter um aspeto dourado e a massa quebrada estar cozinhada.

3 comentários:

  1. Gosto de fazer mini-quiches em formas de queques. Forro as forminhas com fiambre de peru e recheio-as com o que houver disponível: 1) brócolos, alho francês, courgette (ou outro vegetal), 2) carne ou peixe, 3) ovo e iogurte magro. Perfeitas para lanches rápidos, para levar na lancheira ou para depois do exercício físico! (Susana)

    ResponderEliminar
  2. Que excelente ideia! Obrigada pela partilha:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre aqui, amiga! Beijinho com saudade (Susana)

      Eliminar