sábado, 18 de junho de 2016

HAMBÚRGUER COM QUEIJO E CEBOLA CARAMELIZADA






Jantar mais prático e rápido não há! Se as crianças pedirem para comer hambúrguer fora de casa, experimente apresentar-lhes este prato, com direito a batatas fritas e tudo. Sucesso garantido.

Basta passar por um talho e pedir para picar carne a gosto (eu prefiro de aves), em forma de hambúrguer e ter pão para o efeito.

Em alternativa, ter sempre hambúrguer e o dito pão, no congelador, para jantares SOS ou quando uma das crianças pede para levar um amigo lá a casa. Neste caso, no talho, peço para embalar a carne picada, em vácuo.





Quanto ao recheio, vou variando, conforme os ingredientes que tenho em casa. Normalmente preferimos uma fatia de queijo Brie ou da ilha dos Açores (o meu favorito para este prato), por vezes um ovo estrelado (a desgraça total), tomate e alface ou rúcula. A cebola roxa caramelizada não pode faltar, pois dá-lhe o toque agridoce.

Se as crianças perguntarem o que são aqueles fios pendurados e queimados, é melhor pô-los no seu prato antes que os vejam. Assim pode fazer de conta que juntou açúcar ou caramelo ao pão. Vão adorar!

Acompanhe com uma salada verde ou, já que é o dia da asneira, umas batatas fritas. Não tenho por hábito comer batatas fritas, mas confesso que umas batatas doces iriam superar qualquer restaurante de hambúrgueres gourmet.




   RECEITA

   Ingredientes:

   1 pão de hambúrguer ou outro
   1 hambúrguer
   ½ cebola roxa
   1 fatia de queijo da ilha dos Açores
   alface ou rúcula
   azeite q.b.
   sal q.b.
   pimenta q.b.

 Preparação:
Cortar a cebola em rodelas, colocá-las na frigideira, juntamente com o azeite, e deixá-las fritar um pouco.

Dispor o hambúrguer por cima das rodelas de cebola, temperar com sal e pimenta moída a gosto e deixá-lo cozinhar.

Tenha o cuidado de colocar a cebola por baixo da carne para que liberte o sabor para a mesma e, em simultâneo, caramelize.

Quando o hambúrguer estiver cozinhado, disponha, sobre ele, a fatia de queijo para que derreta ligeiramente.

Colocar o hambúrguer, o queijo, a cebola e alface ou rúcula no pão.

Acompanhe com uma salada verde e/ou batatas fritas.






Sem comentários:

Enviar um comentário