terça-feira, 28 de junho de 2016

MASSA COM MOLHO DE IOGURTE E MANJERICÃO E GAMBAS





Gosto desta refeição pela sua versatilidade. Tanto pode ser apenas uma entrada, como um acompanhamento ou ainda o prato completo.

Se optarmos pelas gambas grelhadas, temos uma entrada excelente para acompanhar com uma salada verde. Para quem está de dieta ou não gosta de pratos substanciais, também é uma opção. 




Para os amantes de cozinha italiana, em particular massa, basta acrescentar nozes a esta receita e aí está uma refeição. Com a particularidade de poder ser conservada até ao dia seguinte, para levar na lancheira, para o trabalho. Perfeito!

Se juntarmos o útil ao agradável, fazemos um prato completo, com a dita salada verde a acompanhar.




Não gosto de refeições muito elaboradas ou complicadas. Especialmente durante a semana, o tempo corre até à hora do jantar e há que ser prático. Enquanto se grelham os camarões e se coze a massa, prepara-se o molho de iogurte com manjericão. Este molho pode ser empregue em dezenas de receitas. Neste caso, reguei a massa para lhe dar um toque diferente, mas pode servir de tempero para uma salada ou até mesmo para as gambas. É ou não bastante versátil?

Se o tempo o permitir, gosto de aproveitar os almoços ou jantares ao ar livre. Basta ter uma tábua de madeira ou uma travessa bonita, e a nossa mesa fica logo com cara de verão.

RECEITA

Ingredientes - camarão grelhado
500g de camarões
2 limões ou limas
piripiri caseiro ou azeite e pimenta q.b.
sal q.b.

Preparação:
Colocar o camarão e as rodelas de limão cortadas em meia-lua, alternadamente, em palitos de espetadas (opcional).
Pincelar o camarão com pimenta caseira ou azeite, adicionar sal e pimenta (em substituição do piripiri) a gosto e grelhar.

Ingredientes - massa e molho de iogurte com manjericão
500g de massa (utilizei as conchas, da Milaneza)
1 iogurte grego natural light
manjericão a gosto
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sobremesa de queijo Parmesão
sal q.b.
100g de tomate cereja

Preparação:
Enquanto coze a massa até ficar al dente, prepare o molho:
Misture o iogurte, o manjericão, o azeite e queijo partido em pedaços no copo da varinha mágica e triture tudo. Adicione sal, se assim o desejar.
Quando a massa estiver cozinhada, adicione gradualmente o molho de iogurte. Se não deixar a massa arrefecer, o molho pode talhar, caso o misture repentinamente.
Este molho pode ser guardado no frigorífico durante 2 dias.
Sirva acompanhado por tomate cereja.




A receita de massa foi adaptada do site A Communal Table.








Sem comentários:

Enviar um comentário