sexta-feira, 24 de junho de 2016

TARTE FRESCA DE MORANGO





Agora que o calor finalmente chegou, com ele vieram as refeições ao ar livre, os lanches ajantarados e os jantares em que a conversa começa com o pôr do Sol e termina pela madrugada. Os petiscos e as sobremesas frescas dispensam muitas das refeições mais demoradas a elaborar.

Eu sou fã de pratos pouco elaborados, mas que nem por isso deixam de chamar a atenção. Com as sobremesas, idem. Não tenho muita paciência para doces que exigem horas de dedicação. Gosto de receitas práticas, à exceção dos bolos de aniversário ou para ocasiões especiais que funcionam como uma terapia e um incentivo à criatividade.

Esta tarte demora apenas 15 minutos no forno e, enquanto isso, podemos entreter-nos a preparar o recheio que só vai ao frigorífico. Melhor que isto, só o facto de ser feita apenas com 25g de açúcar.




O recheio pode ter várias aplicações, em várias sobremesas, ou comê-lo simplesmente às colheradas, com morangos, de preferência. Iogurte grego e queijo Mascarpone. Parece-vos bem?

Da próxima vez experimento com iogurte grego de limão ou de morango.




Aqui fica a receita:


Ingredientes para a massa:

100g de farinha integral
100g de farinha de trigo
50g de flocos de aveia
50g de amêndoa moída
50g de manteiga sem sal
sementes de 1 vagem de baunilha
1 ovo
3 colheres de chá de água fria

Ingredientes para o recheio:

200g de iogurte grego magro
200g de queijo Mascarpone
25g de açúcar em pó
raspas de 1 limão
sementes de 1 vagem de baunilha
400g de morangos

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na batedeira e misturá-los, até que formem migalhas que se unam facilmente. Com as mãos, formar uma bola. Embrulhá-la em película aderente e colocá-la no frigorífico, durante 20 minutos, para repousar e ficar mais firme.

Findo este tempo, retirar a massa do frigorífico, esticá-la, numa superfície enfarinhada, para que fique com a espessura de uma moeda de 2€. Forrar uma tarteira com esta massa. Retirar o excesso com a ajuda de uma faca.

Colocar feijão seco por cima da massa e levá-la ao forno durante 15 minutos.

Enquanto isso, prepara-se o recheio. Misturar o iogurte com o queijo até que fiquem com uma textura suave e uniforme. Adicionar o açúcar peneirado, a raspa de limão e algumas sementes da vagem de baunilha. Bater tudo até que não restem grumos.

Colocar o recheio no frigorífico.

Entretanto, preparam-se os morangos.

Deixar a massa arrefecer por completo, antes de colocar o recheio e decorar com os morangos, a gosto, e as raspas de limão.





Receita adaptada do livro A Lighter Way to Bake, Lorraine Pascale



2 comentários:

  1. Que aspeto delicioso!
    Dá mesmo vontade de comer uma fatia.
    beijinhos :)

    PS: o teu blog está lindo!

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar