quarta-feira, 3 de maio de 2017

Bolo de cenoura, amêndoa e laranja





Este bolo foi um desastre ao nível estético, mas uma agradável surpresa ao paladar. De tal forma que desapareceu em menos de nada. Não sou propriamente uma apreciadora de bolos de cenoura. Quem me segue por aqui, sabe que o chocolate é mesmo a minha perdição. Dentro do género de bolos que designo de bolos para acompanhar o chá, embora seja uma bebida que deteste, prefiro um bolo de maçã e canela ou o clássico de laranja. Este tipo de bolos pedem uma bebida quente a acompanhar ou são bolos cujas receitas remontam às nossas avós.

Esta receita é da Rita Nascimento e se, por norma, gosto de adaptar sempre qualquer ingrediente ou passo de uma receita, com esta cumpri tudo escrupulosamente e o resultado foi Ó-T-I-M-O! Acreditem! Um bolo húmido, guloso, fácil de fazer. Deixo apenas a ressalva de que é difícil ficarmo-nos apenas por uma fatia.

Não correu nada bem ao desenformá-lo, porque não escolhi a forma ideal. Fiz numa de silicone. Cada vez gosto menos destas formas:(, mas gosto tanto do formato dela que decidi dar-lhe uso. Tentei compor a coisa com uma decoração bonita e penso que deu para disfarçar.

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

320 g de cenouras (4 a 6 cenouras)
300 g de açúcar
200 ml de óleo
4 ovos
Raspa de 1 laranja
200 g de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
100 g de farinha
1 col. chá de fermento
1 col. chá de canela em pó

Preparação:

Descascar e cortar as cenouras às rodelas. Triturar as cenouras juntamente com o açúcar, óleo, gemas dos ovos e raspa da laranja até obter um creme. Este creme pode ser feito num robot de cozinha ou liquificador.
Misturar a farinha, farinha de amêndoa, fermento e canela.
Juntar o creme de cenouras à mistura de farinha e mexer tudo, até ficar bem misturado. Por fim, envolver as claras batidas em castelo delicadamente.
Untar e polvilhar com farinha uma forma e cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido.






2 comentários: